A Ripple, emissora da altcoin XRP, anunciou seus planos para lançar uma stablecoin lastreada no dólar americano, para competir com a USDC da Circle e a USDT da Tether pelo seu espaço no mercado nos próximos cinco anos.

Continua após a publicidade..

Em uma entrevista, o diretor de tecnologia da Ripple, David Schwartz, antes do anúncio, que detalhou os planos para a stablecoin que inicialmente será emitida no XRP Ledger e nas blockchains Ethereum.

“É engraçado que a pergunta que você faz, ainda não temos resposta. Qual será o ticker? E como vamos chamá-lo? Por enquanto, você terá que chamá-lo de stablecoin da Ripple”, disse Schwartz durante uma videoconferência.

Expectativas para a stablecoin da Ripple

A Ripple vem considerando a ideia de lançar uma stablecoin há mais de um ano. Schwartz acredita que o ecossistema atual de stablecoins não é tão diversificado e robusto quanto poderia ser. Avaliando o valor atual do mercado de stablecoins em US$150 bilhões, Schwartz disse que há espaço para mais um grande jogador:

“Acreditamos que ultrapassará os US$2 trilhões até 2028, e atualmente existem apenas dois líderes de mercado. Não acreditamos que seja um ecossistema onde apenas um vença, especialmente no lado do DeFi”.

Continua após a publicidade..

A stablecoin da Ripple se manterá em uma proporção de 1:1 com o dólar americano, e a empresa planeja lastrear os tokens com depósitos em dólares americanos, títulos do tesouro americano de curto prazo e “outros equivalentes em dinheiro”. Além disso, Schwartz afirma que a Ripple busca emular o foco em conformidade da Circle e provavelmente mirará competir contra o USDC:

“Nossa abordagem será muito voltada para a ‘conformidade em primeiro lugar’. Somos muito transparentes sobre como os ativos são lastreados, então vamos competir diretamente contra o USDC”.

Próximos passos para o lançamento

Os ativos de reserva serão auditados por uma empresa de contabilidade independente, e a Ripple publicará relatórios mensais. Schwartz fez comparações com os primeiros dias do token USDT da Tether, onde críticos frequentemente alarmavam sobre o potencial do emissor roubar fundos e a credibilidade de suas reservas.

Continua após a publicidade..

“Inicialmente, quando a Tether foi lançada, uma grande preocupação era se esses caras fugiriam com todo o dinheiro, porque eles têm muito incentivo para fazer isso. Então, depois de um tempo, você pensa, ‘espere um pouco, esses caras têm um negócio de longo prazo’”, disse Schwartz.

O CTO da Ripple acrescentou que a realidade de lançar uma nova stablecoin que pode atrair centenas de bilhões de dólares levará a esses tipos de preocupações. A empresa se apoia em sua credibilidade e histórico, além de um balanço patrimonial forte para se inserir no mercado de stablecoins.

“Acho que temos uma reivindicação credível de estar na conversa perto do topo. Se, no final de dois anos, formos o número três, mas o mercado cresceu 10 vezes mais do que hoje, isso ainda é muito bom”, disse Schwartz.

Lançamento nos EUA

A Ripple lançou sua stablecoin inicialmente nos EUA, mas não descartou oferecer produtos regionais adicionais em outros mercados, como Europa e Ásia. O movimento colocaria a Ripple contra gigantes de stablecoins como a Tether, que está por trás da maior stablecoin, a UDST, e a Circle, emissora do USDC.

Enquanto isso, a gigante de pagamentos, PayPal, lançou sua própria stablecoin lastreada em dólar americano, chamada PayPal USD, uma stablecoin lastreada em dólares e equivalentes de dólares emitida pela empresa de criptomoedas Paxos.

Mas o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, disse que não se sente intimidado pela concorrência. “Este mercado será diferente [no futuro], certamente com base em seu tamanho”, disse ele à CNBC em uma entrevista nesta semana.

Source: CriptoFacil

Share.

Eu sou a Joseana, criadora do GANHANDO GRANA. Sou apaixonado por ajudar as pessoas a alcançar o sucesso financeiro, e acredito que o conhecimento é o poder. O GANHANDO GRANA é um site dedicado a fornecer informações valiosas sobre vagas de emprego, finanças pessoais e mercado financeiro. Nosso conteúdo abrange uma ampla gama de tópicos. Além disso, oferecemos uma seção de renda extra/renda online, com informações sobre como ganhar dinheiro adicional ou começar seu próprio negócio online. Acredito que todos têm o potencial de alcançar o sucesso financeiro, e estou aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Acesse o GANHANDO GRANA hoje mesmo e comece a trilhar seu caminho para o sucesso!