O regulador de dados de Portugal interveio no projeto de escaneamento de íris Worldcoin, de Sam Altman, ordenando uma pausa de 90 dias na coleta de dados biométricos, anunciou o órgão nesta terça-feira (26) conforme reportagem da Reuters.

Continua após a publicidade..

A Worldcoin propõe escanear íris por meio de dispositivos conhecidos como “orbe” em troca de identificação digital e criptomoeda gratuita. Mais de 4,5 milhões de pessoas em 120 países se inscreveram, de acordo com o site da Worldcoin.

O regulador de dados de Portugal, CNPD, identificou um alto risco para os direitos de proteção de dados dos cidadãos. Por isso, ordenou a suspensão da coleta de dados dos seus cidadãos.

“O regulador de dados de Portugal, o CNPD, afirmou que havia um risco elevado para os direitos de proteção de dados dos cidadãos, o que justificava uma intervenção urgente para evitar danos graves”, segundo o relatório.

Continua após a publicidade..

Worldcoin é suspensa em Portugal

Conforme afirmou o CNPD, mais de 300.000 pessoas em Portugal forneceram à Worldcoin seus dados biométricos.

O regulador recebeu dezenas de reclamações no último mês sobre a coleta não autorizada de dados de menores, bem como falhas na informação aos titulares dos dados e impossibilidade de apagar os dados ou retirar o consentimento.

Jannick Preiwisch, oficial de proteção de dados da Fundação Worldcoin, afirmou que a empresa estava em conformidade com todas as leis e regulamentos pertinentes.

Continua após a publicidade..

Além disso, recentemente, Worldcoin declarou que está migrando para “custódia pessoal”. Conforme noticiou o CriptoFácil, na semana passada o projeto informou sobre a introdução do serviço de “Custódia Pessoal”. Por meio desta solução, os indivíduos não terão mais suas informações biométricas criptografadas e armazenadas ao se registrar para obter uma ID Mundial.

Em vez disso, essas informações ficarão apenas nos dispositivos dos próprios indivíduos, geralmente smartphones. Dessa forma, os usuários da Worldcoin terão o controle sobre o que fazer com os dados, incluindo apagá-las se assim desejarem.

A CNPD suspendeu temporariamente a coleta de dados enquanto investiga reclamações adicionais.

De qualquer forma, a Worldcoin é alvo de investigações em vários países e tem sido criticada por defensores da privacidade devido à coleta de dados pessoais. Países como Reino Unido, Quênia, Espanha já emitiram alertas sobre a atuação da Worldcoin.

Source: CriptoFacil

Share.

Eu sou a Joseana, criadora do GANHANDO GRANA. Sou apaixonado por ajudar as pessoas a alcançar o sucesso financeiro, e acredito que o conhecimento é o poder. O GANHANDO GRANA é um site dedicado a fornecer informações valiosas sobre vagas de emprego, finanças pessoais e mercado financeiro. Nosso conteúdo abrange uma ampla gama de tópicos. Além disso, oferecemos uma seção de renda extra/renda online, com informações sobre como ganhar dinheiro adicional ou começar seu próprio negócio online. Acredito que todos têm o potencial de alcançar o sucesso financeiro, e estou aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Acesse o GANHANDO GRANA hoje mesmo e comece a trilhar seu caminho para o sucesso!