Um homem de 26 anos foi preso na última segunda-feira por investigadores de crimes financeiros da Holanda sob acusações de fraude, desvio de fundos e lavagem de dinheiro. Esses crimes estariam relacionadas a um suposto esquema de fraude por trás da rede de jogos de azar Web3 ZKasino.

Continua após a publicidade..

Durante a operação, os investigadores realizaram buscas na residência do suspeito. No local, os agentes apreenderam registros físicos e digitais, bem como diversos ativos no valor de 11,4 milhões de euros, ou seja, US$ 12,2 milhões.

Os valores incluem imóveis e criptomoedas, de acordo com o Serviço de Informações e Investigação Fiscal dos Países Baixos (FIOD). O FIOD também informou que há a possibilidade de mais prisões relacionadas ao ZKasino no futuro.

  • Leia também: AAVE propõe uma série de atualizações e expansões planejadas para 2030

Membro do ZKasino é preso na Holanda

Embora o comunicado não tenha esclarecido explicitamente o papel do suspeito no projeto, o FIOD confirmou ao The Block que ele faz parte da equipe do ZKasino.

Continua após a publicidade..

Inicialmente concebido como uma plataforma de jogos de azar descentralizada, o ZKasino alterou abruptamente suas políticas de resgate de tokens logo após o lançamento.

Essa mudança impediu que os investidores resgatassem seus tokens de ether bridged, uma promessa feita pela equipe. Na ocasião do lançamento, mais de 10.000 investidores já haviam bridged mais de US$ 33 milhões em criptomoedas no ZKasino, o que levou a acusações de esquema de fraude.

Continua após a publicidade..

O FIOD observou que os investidores foram informados de que receberiam seus investimentos de volta dentro de 30 dias. No entanto, isso não ocorreu.

Além disso, a configuração técnica do contrato inteligente na blockchain usada pelo projeto sugere que o retorno não era a intenção, conforme disseram as autoridades. O FIOD acrescentou que isso pode indicar um modus operandi chamado rug pull.

O termo rug pull significa literalmente “puxar o tapete”. A expressão caracteriza uma situação na qual os desenvolvedores de um protocolo aplicam um golpe nos usuários, roubando os seus fundos. Em seguida, eles “desaparecem” com os recursos das vítimas.

As autoridades holandesas levaram o suspeito a julgamento na última quinta-feira, e prorrogaram a sua detenção por duas semanas.

  • Leia também: Mineradora de carvão usa energia excedente para minerar Bitcoin e fatura 61 BT

Source: CriptoFacil

Share.

Eu sou a Joseana, criadora do GANHANDO GRANA. Sou apaixonado por ajudar as pessoas a alcançar o sucesso financeiro, e acredito que o conhecimento é o poder. O GANHANDO GRANA é um site dedicado a fornecer informações valiosas sobre vagas de emprego, finanças pessoais e mercado financeiro. Nosso conteúdo abrange uma ampla gama de tópicos. Além disso, oferecemos uma seção de renda extra/renda online, com informações sobre como ganhar dinheiro adicional ou começar seu próprio negócio online. Acredito que todos têm o potencial de alcançar o sucesso financeiro, e estou aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Acesse o GANHANDO GRANA hoje mesmo e comece a trilhar seu caminho para o sucesso!