Estratégias para aliviar o estresse do dia a dia ao chegar em casa<

Você certamente já passou por um dia em que o estresse acabou com o seu humor. Problemas profissionais, de relacionamento ou familiares, assim como a correria das obrigações diárias, colaboram para que o estresse e a ansiedade invadam o corpo e a mente. E ninguém quer passar por isso, já que o estresse colabora para o aumento da pressão arterial e o desenvolvimento dos quadros de insônia, entre outros problemas.

Continua após a publicidade..

Assim, ao entrar em casa, o segredo é procurar relaxar. Quem tem um bicho de estimação certamente gosta de matar a saudade do dia brincando um pouco com ele, oferecendo petiscos, como churu, queridinho dos gatos, ou bifinhos, dos quais os cães tanto gostam. Afinal, a companhia do pet é capaz de mudar o astral de qualquer um.

Mas o que mais você pode fazer para aliviar o estresse cotidiano? Veja algumas dicas a seguir.

Aprenda exercícios de respiração

Um dos problemas do estresse é que ele causa reações no corpo que a pessoa não consegue controlar, como tornar a respiração acelerada e fazer o coração bater mais rápido. Assim, é importante fazer algo para retomar o controle do organismo e diminuir o nível de estresse.

Continua após a publicidade..

Uma boa dica de como fazer isso é aprender alguns exercícios de respiração, como técnicas de respiração compassada, diafragmática ou abdominal. O indivíduo também pode respirar fundo, contar até cinco e exalar o ar depois. Essa respiração lenta e profunda faz com que se expanda os pulmões e a barriga, desacelerando o ritmo cardíaco e gerando mais tranquilidade para o corpo e a mente. Assim, sempre que o nervosismo aumentar, é interessante parar e respirar fundo por alguns momentos.

Crie uma atmosfera relaxante

A casa deve ser um lugar que seja sinônimo de conforto e proteção, livre de problemas. Para aliviar o estresse, é interessante criar uma atmosfera que seja relaxante e agradável. Uma das formas de fazer isso é colocar uma música relaxante ao fundo e apreciá-la, focando apenas no seu ritmo.

Por exemplo, você sabia que a música clássica e a instrumental têm efeito reconfortante? Esses estilos ajudam a diminuir a frequência cardíaca, geram relaxamento e melhoram o controle da pressão arterial. Já os sons da natureza provocam efeito calmante que também traz paz para a mente. Há vários aplicativos que reproduzem esses sons naturais, como o canto de pássaros, o barulho das cachoeiras ou da chuva, que proporcionam paz interior.

Continua após a publicidade..

Faça da leitura seu novo hobbie

Se a ideia é esquecer os motivos que causam o seu estresse, que tal entrar de cabeça em um mundo novo? Os livros têm esse poder encantador de transportar o leitor para uma realidade totalmente diferente, em histórias cheias de paixão, drama, mistérios, suspense, diversão e reflexão.

O hábito da leitura acaba fazendo com que a pessoa desligue-se um pouco dos outros sentidos físicos. A consequência disso é que há um descanso mental, aliviando as preocupações e minimizando o nível de estresse. Procure criar esse hábito, mesmo que você leia pouco no dia a dia, como 10 páginas de um livro. Fazer essa leitura logo antes de dormir é ainda mais vantajoso, pois a leitura estimula a imaginação e desliga o cérebro de problemas mais imediatos.

Considere uma curta sessão de meditação

Considerada como uma “higiene mental”, a meditação é uma excelente alternativa para quem quer diminuir o nível de estresse diário. Esse momento permite que a pessoa foque em si mesma, diminuindo sua agitação e ansiedade. Há vários tipos de meditação, como a mindfulness, que estimula a consciência sobre sentimentos, sensações e pensamentos.

E meditar não é difícil e nem precisa tirar muito tempo do seu dia. Na sua casa, escolha um lugar mais calmo e no qual você não será interrompido. Sente-se de forma confortável, feche os olhos e passe a respirar profundamente. Mantenha a sua atenção para as sensações do corpo e os movimentos de respiração por cerca de 5 a 10 minutos, todos os dias. A longo prazo, a sua mente irá agradecer esse cuidado.

Share.

Eu sou a Joseana, criadora do GANHANDO GRANA. Sou apaixonado por ajudar as pessoas a alcançar o sucesso financeiro, e acredito que o conhecimento é o poder. O GANHANDO GRANA é um site dedicado a fornecer informações valiosas sobre vagas de emprego, finanças pessoais e mercado financeiro. Nosso conteúdo abrange uma ampla gama de tópicos. Além disso, oferecemos uma seção de renda extra/renda online, com informações sobre como ganhar dinheiro adicional ou começar seu próprio negócio online. Acredito que todos têm o potencial de alcançar o sucesso financeiro, e estou aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Acesse o GANHANDO GRANA hoje mesmo e comece a trilhar seu caminho para o sucesso!