Entenda como regular o ciclo menstrual<

É bem comum ocorrer atraso na menstruação e, muitas vezes, a causa disso não é uma gravidez. Por isso, é muito importante ter um acompanhamento ginecológico, conhecer o próprio corpo, procurar entender quais motivos podem estar afetando o ciclo menstrual e, claro, saber como ele pode ser regularizado.

Publicidade

Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre o assunto, para que você entenda o que pode afetar e quais são as melhores formas para regular a menstruação, seja utilizando algo mais natural como chás, seja fazendo uso de medicamentos que você pode comprar com cupom para farmácia.

Entenda como regular a menstruação

O atraso da menstruação pode ser um momento assustador para algumas mulheres, já que, como mencionamos anteriormente, gravidez não é o único motivo para isso. Mas antes de falar sobre as coisas que podem desregular a menstruação, vamos abordar três pontos fundamentais que podem influenciar bastante nesse processo de regulação.

Hábitos

Os hábitos podem modificar totalmente a nossa vida, tanto para melhor como para pior, e com a menstruação isso não é diferente. Praticar exercícios para alguns pode ser um grande desafio, mas é uma ótima maneira de ajudar a regular a menstruação, já que ajuda na liberação de endorfina, agindo diretamente nos hormônios sexuais e na ovulação. E para quem costuma sentir muita cólica, os exercícios podem auxiliar na redução da dor.

Pílulas

As pílulas podem ser um pouco polêmicas, já que possuem uma lista de efeitos colaterais, mas é muito importante que sejam utilizadas com acompanhamento médico. Isso porque o especialista irá, junto com você, descobrir qual a melhor pílula para o seu organismo, evitando que você tenha, por exemplo, irritabilidade, ganho de peso e inchaço.

Publicidade

Alimentação

Ter uma dieta equilibrada e saudável também será vital, se você deseja regular a sua menstruação. Comer frutas, verduras e beber bastante água diariamente realmente faz uma tremenda diferença no seu organismo, e isso inclui beneficiar o seu ciclo menstrual.

Chás

Já foi comprovado que os chás possuem muitos benefícios para a saúde no geral, e para o período menstrual eles também são incríveis! O mais famoso entre eles, com certeza, é o chá de canela, que ajuda a intensificar as contrações uterinas, permitindo que o sangramento aconteça mais rápido.

Publicidade

Algumas mulheres continuam sentindo os sintomas da TPM durante a menstruação, o que pode gerar certa irritabilidade. Então, se você quer ficar um pouco mais confortável, calma e relaxada, os chás de camomila e de maracujá podem ser perfeitos para esse momento e em outras situações de estresse também. 

O que causa a menstruação desregulada?

Com certeza a primeira causa da menstruação desregulada que vem à sua cabeça é uma gravidez. Não se preocupe, provavelmente a maioria das pessoas pensa nisso imediatamente também! Mas, a verdade é que existem outras causas para isso, e algumas podem ser bem sérias.

Ovário policístico

Quem tem a síndrome do ovário policístico já sabe que o período menstrual pode ser uma grande aventura, e em alguns meses o fluxo de sangue pode ser bem intenso, inclusive. Mas em outros, esse fluxo pode simplesmente não vir.

É claro que nem sempre que a menstruação não descer significa que você tenha essa síndrome, mas é importante ficar sempre de olhos abertos. Aliás, ter um bom relacionamento com um especialista é a chave para manter seu ciclo saudável e seguro.

Jejum ou dietas restritivas

Se você costuma seguir dietas restritivas ou até mesmo atrelar jejuns a isso, seu organismo como um todo sofrerá algumas consequências, já que ele não receberá os nutrientes necessários que precisa para viver e funcionar muito bem. Então, para evitar isso, procure uma dieta equilibrada, que forneça tudo o que seu corpo necessita para viver em pleno funcionamento.

Estresse

Esse é um fator que pode passar despercebido, mas que também pode influenciar muito o seu ciclo menstrual. Já não basta a TPM, você ainda tem que enfrentar uma rotina caótica todos os dias, e isso pode te deixar em pico de estresse! E, consequentemente, isso pode afetar a sua menstruação. Nesse processo, procurar a ajuda de um profissional como um psicólogo pode ser uma boa alternativa.

O ciclo menstrual pode ser o período que deixa o nosso corpo um pouco mais lento, sensível e irritado ao mesmo tempo, mas também é um ótimo momento para se conhecer melhor! Assim, mantenha um cuidado maior nesses dias ao longo do ano.

Share.