Em 2024, o Ethereum (ETH) já acumula ganhos de mais de 60%, só que na cotação em dólar. Quando o assunto é a cotação do ETH em Bitcoin (BTC), o cenário é de uma queda constante nos últimos três anos. De fato, o ETH chegou até a apresentar uma “Cruz da Morte” na sua cotação em BTC.

Continua após a publicidade..

Na Binance, o par ETH/BTC caiu para 0,04563 na quarta-feira (15), atingindo o nível mais baixo desde abril de 2021. Somente em 2024, o valor do ETH cotado em BTC caiu quase 16%, reforçando a prevalência do Bitcoin sobre as altcoins.

Além disso, o Ethereum experimentou uma de demanda em vários dos seus serviços, perdendo espaço para concorrentes como a Solana (SOL). Outro fator que desencadeou essas perdas foi o pessimismo com a aprovação de um ETF de Ethereum.

Fundos de Ethereum sofrem perdas

De acordo com dados da Bloomberg citados pelo Grupo ETC em seu relatório semanal, os fundos globais de ETH, os famosos ETP, registraram saídas líquidas de cerca de US$ 63,5 milhões na semana passada. Quanto aos ETFs, aqueles listados em Hong Kong tiveram as maiores saídas.

Continua após a publicidade..

Enquanto isso, os ETPs de Bitcoin, incluindo os ETF listados nos Estados Unidos, captaram US$ 92,5 milhões. Isso reforça a tendência de crescimento do BTC, que sempre suplanta as altcoins nessa fase.

Vários fatores, incluindo a incerteza persistente sobre a aprovação de um ETF de Ethereum nos EUA, são provavelmente responsáveis pela queda no preço.

“A aprovação de ETF de Bitcoin à vista nos EUA reforçou a narrativa de reserva de valor do Bitcoin e seu status como um ativo de proteção. Por outro lado, permanecem questões em aberto sobre o posicionamento fundamental do ETH, se é uma commodity ou um valor mobiliário”, disse David Han, analista de pesquisa da Coinbase Institutional.

Continua após a publicidade..

Essa disputa faz parte da decisão da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) a respeito do status do ETH. A falta de uma definição tende a prejudicar o avanço dos ETF, o que prejudica o preço da criptomoeda.

Concorrência da Solana

Outro ponto de alerta colocado por Han é a concorrência do Ethereum com outras redes, principalmente com a Solana.

“A concorrência de camadas 1 (L1s), como Solana, prejudica o posicionamento da Ethereum como a rede ‘preferencial’ para implantação de aplicativos descentralizados (dApp)”, explicou.

Segundo dados do DeFi Llama, a participação de Solana no volume total de exchanges descentralizadas (DEX) cresceu 10 vezes em um ano, saindo de 2% para 21%. Já o Ethereum, que chegou a ter 70% do volume total das DEX, hoje tem menos de 40%.

Participação do Ethereum em DeFi está em queda. Fonte: DeFi Llama.

Source: CriptoFacil

Share.

Eu sou a Joseana, criadora do GANHANDO GRANA. Sou apaixonado por ajudar as pessoas a alcançar o sucesso financeiro, e acredito que o conhecimento é o poder. O GANHANDO GRANA é um site dedicado a fornecer informações valiosas sobre vagas de emprego, finanças pessoais e mercado financeiro. Nosso conteúdo abrange uma ampla gama de tópicos. Além disso, oferecemos uma seção de renda extra/renda online, com informações sobre como ganhar dinheiro adicional ou começar seu próprio negócio online. Acredito que todos têm o potencial de alcançar o sucesso financeiro, e estou aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Acesse o GANHANDO GRANA hoje mesmo e comece a trilhar seu caminho para o sucesso!