O HSBC, instituição financeira sediada em Londres, entrou no mundo das criptomoedas ao lançar o primeiro produto de ouro tokenizado apoiado por um banco para seus clientes em Hong Kong.

Publicidade

O HSBC Gold Token permitirá que investidores de varejo comprem ouro tokenizado diretamente de seus smartphones usando o aplicativo online do banco, democratizando o acesso a esses contratos de ouro para clientes comuns e aproveitando a tecnologia de contabilidade distribuída.

O HSBC está avançando em seu domínio nos mercados de ouro com o uso da tecnologia de contabilidade distribuída. Na semana passada, a empresa lançou a primeira oferta de ouro tokenizado por um banco usando essa tecnologia em Hong Kong.

O HSBC Gold Token já está disponível no Orion, o aplicativo online de ativos digitais do banco, para clientes de varejo interessados em investir em ouro de forma simplificada.

Publicidade

O foco do HSBC com o Gold Token são os clientes com perfil de investidor, ou seja, aqueles que possuem uma conta de investimento aprovada e residência registrada junto ao banco.

O uso da tecnologia de contabilidade distribuída simplifica a gestão desses investimentos, que geralmente envolvem procedimentos complexos ao serem negociados nos mercados tradicionais. No entanto, o produto do HSBC não permitirá a negociação com terceiros, já que os clientes só podem resgatar os tokens de ouro vendendo-os de volta ao banco.

Token RWA

Com essa iniciativa, a empresa reconhece a relevância das tecnologias distribuídas, incorporando-as à sua estratégia para dominar um dos maiores mercados de definição de preços de ouro, ao lado de Londres e Nova York. Reconhecendo o apelo da combinação ouro-blockchain, Maggie Ng, gerente geral do HSBC Hong Kong e chefe de wealth e personal banking, declarou:

“Reconhecemos a crescente demanda por ativos digitais e a familiaridade existente de nossos clientes com o investimento em ouro.”

Produtos de ouro tokenizado não são novidades, já que existe um mercado distribuído publicamente de tokens de ouro com um valor de mercado superior a um bilhão de dólares. No entanto, o produto do HSBC possui a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC), o órgão regulador de segurança do país.

O HSBC já esteve envolvido em iniciativas de tokenização de ouro antes. Em novembro, o banco anunciou o lançamento de uma plataforma de negociação de tokenização de ouro em Londres para clientes institucionais, visando um mercado de 525 bilhões de dólares na região metropolitana de Londres.

Source: CriptoFacil

Share.