O FBI está colaborando com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para investigar um incidente de segurança que resultou em que uma postagem falsa sobre a aprovação de ETFs de Bitcoin na conta da agência no X na terça-feira, informou um porta-voz da SEC.
“A SEC continua a investigar o assunto e está coordenando com entidades apropriadas de aplicação da lei. Isso inclui o Gabinete do Inspetor Geral da SEC e o FBI”, disse o porta-voz em um e-mail.
Na noite de terça, uma postagem falsa foi publicada na conta da SEC, que possui centenas de milhares de seguidores. A postagem afirmava que a agência havia concedido aprovação para a listagem de ETFs de Bitcoin em todas as bolsas de valores registradas.
Mas isso não era verdade. Então, o presidente Gary Gensler rapidamente se manifestou de sua conta pessoal sobre a invasão. Ele afirmou que nenhuma aprovação desse tipo havia ocorrido e informou sobre o comprometimento da conta da SEC.
FBI vai investigar invasão à conta da SEC no X
O incidente ocorreu em um momento crucial. Afinal, a indústria cripto aguardava ansiosamente a decisão da agência sobre a possível aprovação de ETFs de Bitcoin.
O porta-voz da SEC afirmou que a agência fornecerá atualizações conforme apropriado. Além disso, destacou que divulgaria qualquer ação da agência relacionada a pedidos de ETFs em seu site e, posteriormente, no Federal Register.
Conforme noticiou o CriptoFácil, a equipe de segurança do X confirmou em uma postagem que o comprometimento da conta ocorreu pois alguém obteve controle sobre um número de telefone associado à conta.
A equipe da plataforma observou ainda que a SEC não havia configurado autenticação de dois fatores para sua conta no momento do comprometimento.
“Com base em nossa investigação, o comprometimento não foi resultado de qualquer violação nos sistemas da X. Em vez disso, resultou de um indivíduo não identificado obtendo controle sobre um número de telefone associado à conta @SECGov por meio de uma terceira parte”, afirmou a equipe do X.
Diante disso, legisladores também solicitaram explicações, incluindo a senadora Cynthia Lummis, do estado de Wyoming.
“Anúncios fraudulentos, como o feito nas redes sociais da SEC, podem manipular os mercados”, disse Lummis em uma postagem na X na terça-feira. “Precisamos de transparência sobre o que aconteceu.”
Source: CriptoFacil