Conforme noticiou o CriptoFácil, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) sofreu um ataque em seu perfil no X na terça-feira (9). O resultado foi que o perfil divulgou a aprovação do ETF de Bitcoin (BTC), mas depois Gary Gensler, presidente da SEC, desmentiu a informação.
Só que em uma notável reviravolta nos acontecimentos, a exchange Coinbase se aproveitou do momento para ganhar força no mercado. O diretor de segurança da exchange, Philip Martin, e o diretor jurídico, Paul Grewal, ofereceram ajuda à SEC para lidar com o problema.
À medida que a comunidade cripto enfrenta incertezas e alegações de manipulação de mercado, a Coinbase utiliza o evento para marcar presença. Vale lembrar que a empresa está listada como custodiante em 9 dos ETFs de Bitcoin que estão sob análise na SEC.
Coinbase oferece ajuda à SEC
Em meio ao caos que se seguiu ao incidente, o diretor de segurança da Coinbase, Philip Martin, fez uma séria oferta de ajuda. Martin citou a vasta experiência da Coinbase com protocolos de segurança e convidou Gensler e a SEC a buscar sugestões e orientações.
“Gary Gensler e SEC, está é uma oferta séria. Como exchange de criptomoedas, temos muita experiência com protocolos de segurança nas redes sociais. E como veterano e patriota, adoro ajudar meu país. Se você quiser alguma sugestão, sinta-se à vontade para entrar em contato”, disse Martin em seu perfil no X.
A oferta de Martin para ajudar a SEC demonstra uma abordagem proativa da Coinbase, enfatizando a importância da colaboração na manutenção da segurança e confiabilidade das plataformas. Mas até o fechamento desta matéria, nem a SEC nem Gensler responderam ao diretor da Coinbase.
Por outro lado, o Diretor Jurídico da Coinbase, Paul Grewal, também expressou o compromisso da plataforma em contribuir e garantir padrões justos no mercado. Grewal compartilhou a mensagem de Martin no X e enfatizou a dedicação da equipe em apoiar a SEC nesses empreendimentos.
Relação Coinbase/SEC
Além do desastre envolvendo a segurança na conta da SEC no X, um conflito contínuo entre os reguladores e a Coinbase poderia lançar uma sombra sobre a aprovação potencial de um ETF de Bitcoin. Notavelmente, a SEC, processou a Coinbase em junho por supostas violações da lei de valores mobiliários dos EUA.
Dessa forma, a relação recente entre a SEC e a Coinbase foi marcada por momentos de tensão. Mas essa tensão diminuiu à medida que a postura da SEC a respeito dos ETFs tornou-se mais branda. De fato, a agência não levantou objeções ao fato de que a maioria das gestoras escolheu a Coinbase como custodiante de seus BTC.
Portanto, a ação da Coinbase de oferecer assistência após o incidente com a conta da SEC mostra que pode haver cooperação entre as empresas e a agência.
Source: CriptoFacil