A exchange Binance anunciou que encerrará o suporte da stablecoin USDC na rede Tron em sua plataforma, conforme anúncio divulgado pela exchange. O final do suporte ocorrerá no dia 5 de abril, quando os usuários da exchanges não terão mais a opção de depositar ou sacar USDC pela Tron.

Publicidade

O anúncio não traz uma razão específica para o fim do suporte, deixando os usuários especulando sobre as motivações por trás da mudança da Binance. No entanto, a própria Circle já confirmou que vai encerrar definitivamente o suporte à USDC na rede Tron.

Conforme noticiou o CriptoFácil, a Circle tomou essa decisão com base em preocupações em relação à integridade da blockchain e supostas atividades fraudulentas associadas ao TRX, o token nativo de Tron. Aparentemente, a Binance seguiu pelo mesmo caminho já antecipando a decisão da Circle, que encerrará o suporte definitivamente em fevereiro de 2025.

Problemas com a rede Tron

A Circle, reconhecida como uma das principais operadoras de stablecoins em todo o mundo, havia anunciado anteriormente sua intenção de retirar gradualmente o suporte para a USDC na Tron. Esta decisão estratégica faz parte da estrutura de gestão de risco da Circle, que visa salvaguardar a confiabilidade, transparência e segurança da USDC.

Por outro lado, a Tron está cercada de dúvidas em torno da integridade de sua blockchain e alegações históricas de manipulação de mercado. Não há provas dessas alegações, mas a suspeita motivou a Circle e a Binance a retirarem a rede.

Publicidade

Apesar do fim do suporte da USDC na Tron, a Circle reiterou seu “compromisso inabalável de expandir a acessibilidade do USDC em múltiplas plataformas de blockchain”. O anúncio da Binance, por sua vez, incentivou os usuários a continuarem negociando USDC em outras plataformas, que não terão suas operações afetadas.

Tendências da indústria e implicações futuras

O caso da USDC na Tron reflete uma tendência mais ampla da indústria no espaço das criptomoedas em priorizar a gestão de riscos. Com a pressão regulatória cada vez mais forte, as exchange tendem a ficar mais cautelosas na hora de fornecer suporte a certas blockchain.

Publicidade

Isso pode causar impactos negativos no sentido de dificultar a experimentação de novos projetos, mas também dará as empresas uma maior segurança. No passado, nomes como a própria Binance tiveram problemas com reguladores por oferecer tokens e redes que, na visão das autoridades, não possuem autorização legal para operar.

Embora a Binance garanta aos usuários negociações ininterruptas de USDC em sua plataforma, as implicações desta decisão vão além das exchanges individuais. Mesmo com planos de expansão, a Circle poderá ficar mais cautelosa de colocar a sua stablecoin em novas redes no futuro.

 

 

 

 

Source: CriptoFacil

Share.