Os principais desenvolvedores do Ethereum implementaram nesta quarta-feira (13) a aguardada atualização Dencun na rede principal, marcando um avanço significativo. Esta atualização, que inclui a proposta de melhoria EIP-4844, foi ativada por volta das 11h BRT.

Publicidade

Agora levará um período de cerca de um ou dois meses para que os contratos de liquidação em todas as redes da camada 2 incorporem a atualização.

Uma das mudanças mais notáveis introduzidas por essa atualização é a incorporação de “blobs” nas transações da Camada 2. Esta inovação substitui o método “calldata” anteriormente utilizado nos rollups Ethereum Layer 2.

A adoção de blobs tem como objetivo reduzir de forma drástica os custos das transações, proporcionando uma economia tangível para os usuários finais.

O objetivo principal dos blobs é otimizar o Ethereum, melhorando a disponibilidade de dados sem impactar a infraestrutura existente. Este avanço visa reduzir os custos de transação na Camada 2 para diversas soluções, como Base, Optimism, Arbitrum One, zkSync, Starknet, entre outras.

Publicidade

Atualização Dencun chega ao Ethereum

A fim de garantir preços competitivos, os desenvolvedores vão implementar um mercado de taxas específico para blobs, mesmo durante períodos de alta congestão de rede.

Embora algumas cadeias da Camada 2 planejem uma integração imediata dos blobs, outras podem levar algum tempo para adotar essa mudança. Além do EIP-4844, os desenvolvedores adicionaram outras oito atualizações de código ao Ethereum com a chegada da Dencun.

Uma delas é o EIP-4788, que introduz o conceito de “oráculo consagrado”. A solução visa aprimorar a comunicação entre as duas camadas fundamentais do Ethereum: a camada de execução e a camada de consenso.

Outra melhoria relevante trazida pela Dencun é o EIP-1153, focado em “armazenamento transitório”. Este recurso é crucial para o lançamento da versão 4 do Uniswap, previsto ainda para este ano.

A rede Ethereum passou por várias atualizações de destaque nos últimos anos, incluindo The Merge em 2022, que fez a transição da rede para um modelo de prova de participação com eficiência energética.

Além disso, a rede passou pela atualização Shanghai no ano passado, que desbloqueou dezenas de bilhões de dólares em ETH em staking na rede para retirada.

No momento do fechamento desse texto, o ETH está custando US$ 3.985, tendo recuado cerca de 0,5% nas últimas 24 horas.

Source: CriptoFacil

Share.