A importância de arejar roupas que ficam guardadas por muito tempo<

A ventilação ajuda no combate ao mofo, aos odores indesejados e à deterioração das peças

Continua após a publicidade..

Quando o assunto é manter roupas guardadas, a primeira coisa que vem à mente é um guarda-roupa, afinal, o próprio nome do móvel já indica a sua utilidade. Mas e quando a quantidade de peças não cabe mais nesse espaço? Nesses casos, muitas pessoas optam por usar maleiros, baús e outros tipos de móveis menos ventilados no dia a dia. 

Mesmo com as roupas posicionadas em cabides ou bem dobradas, a longo prazo as peças podem sofrer danos. Para evitar que isso aconteça, é preciso ter alguns cuidados frequentes que promovam a ventilação. Esses hábitos podem ajudar a combater o mofo, os odores indesejados e o processo de deterioração das roupas. 

Qualquer roupa pode ser armazenada por longos períodos?

Antes de aprofundar os cuidados com roupas armazenadas por longos períodos, é importante esclarecer uma dúvida frequente: afinal, toda peça de roupa pode passar por esse processo? A resposta é sim, mas é essencial entender que diferentes tipos de roupa demandam cuidados distintos. 

Tecidos mais finos, por exemplo, não precisam passar pelos mesmos cuidados de peças fabricadas em tecidos mais grossos ou pesados. O processo de armazenamento de cada peça também influencia na saúde do tecido e na frequência com que ele precisará ser arejado. Portanto, cada caso é um caso, mas todas as roupas podem ser guardadas por longos períodos. 

Por que é importante arejar as peças?

Muitas pessoas acreditam que guardar as roupas limpas e em um espaço seguro já é o suficiente para que elas se mantenham em bom estado, independente do tempo que passarem armazenadas dessa forma. A realidade, no entanto, é um pouco diferente! 

Continua após a publicidade..

Quando as roupas passam muito tempo sem ventilação, alguns problemas comuns podem surgir. Conheça os três principais abaixo:

Odores indesejados

Quem nunca precisou tirar um cobertor do guarda-roupa de última hora, quando a temperatura caiu e sentiu aquele “cheirinho de guardado”? O odor surge quando a peça fica guardada por muitas semanas sem que haja o cuidado adequado. 

Os principais causadores do cheiro desagradável são a umidade e a falta de ventilação à qual a roupa está exposta. Tirando a peça de tempos em tempos para “tomar um sol”, é possível evitar que o problema aconteça. 

Continua após a publicidade..

Mofo

O mofo, também conhecido como bolor, é mais um problema comum de aparecer quando as roupas ficam guardadas por muito tempo. Ele nada mais é do que um conjunto de fungos, que se formam e se espalham em espaços com pouca ventilação e muita umidade. 

A dica para evitar o surgimento do mofo é colocar as peças para arejar de tempos em tempos. Fazer uma boa limpeza no móvel e apostar no uso de antimofos também pode ajudar a eliminar e evitar o reaparecimento do problema. 

Deterioração do tecido

A deterioração do tecido está muito ligada ao aparecimento do mofo, mas esse não é o único risco que os tecidos guardados a longo prazo correm. As chamadas traças, inseto conhecido por consumir as roupas, também podem surgir com maior frequência nesses contextos. 

Por serem espaços abertos ou checados diariamente, fica mais difícil identificar o surgimento das traças logo no início, evitando a sua proliferação. O resultado são roupas com “furinhos” que podem variar de tamanho, tornando as peças inutilizáveis. 

Como guardar as roupas de forma adequada?

Além dos cuidados com a ventilação das roupas já guardadas, ter atenção ao armazená-las pode ajudar a manter as peças em bom estado. Para isso, é importante seguir um passo a passo simples antes. 

A dica é lavar bem a roupa antes de guardá-la, garantir que ela esteja 100% seca e optar pelo uso de sacos próprios para armazenamento ou “protetores” de roupas. Dessa forma, você assegura que elas serão guardadas de forma adequada, facilitando o processo de cuidado a longo prazo.

Share.

Eu sou a Joseana, criadora do GANHANDO GRANA. Sou apaixonado por ajudar as pessoas a alcançar o sucesso financeiro, e acredito que o conhecimento é o poder. O GANHANDO GRANA é um site dedicado a fornecer informações valiosas sobre vagas de emprego, finanças pessoais e mercado financeiro. Nosso conteúdo abrange uma ampla gama de tópicos. Além disso, oferecemos uma seção de renda extra/renda online, com informações sobre como ganhar dinheiro adicional ou começar seu próprio negócio online. Acredito que todos têm o potencial de alcançar o sucesso financeiro, e estou aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Acesse o GANHANDO GRANA hoje mesmo e comece a trilhar seu caminho para o sucesso!