A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou sua resposta final sobre o pedido de ETF de Ethereum (ETH) da gestora Franklin Templeton para 11 de junho. O mesmo deve ocorrer com os outros oito pedidos sob análise, mas de acordo com a Reuters, a agência provavelmente vai rejeitar todos os pedidos.
De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, o problema é a classificação do ETH no mercado financeiro. Sempre houve uma briga entre a SEC e a Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC) nesse sentido. Por um lado, a SEC afirma que o ETH é um valor mobiliário, mas a CFTC diz que é uma commodity.
Posições anteriores dão vantagem para a CFTC, mas a SEC ainda tenta classificar o ETH como um valor mobiliário. Por isso, a agência decidiu atrasar sua decisão sobre o ETF de Ethereum para vários emissores.
SEC vai negar ETFs de Ethereum
Os emissores de ETFs à vista de Ethereum e outras empresas esperam a decisão da SEC. Apesar do adiamento do pedido da Franklin Templeton, os outros oito pedidos aguardam um parecer marcado para maio.
Só que o sentimento das gestoras não é nada otimista. Muitas delas afirmaram que as últimas reuniões com a SEC, realizadas nesta quinta-feira (25), foram “ruins”, e esperam a rejeição dos pedidos.
Quatro dessas gestoras – BlackRock, Grayscale, VanEck e Ark Invest – entraram com um processo junto à SEC para aprovar os ETFs. Os pedidos da VanEck e Ark Invest são os primeiros na fila, com o prazo final de decisão da SEC previsto para 23 e 24 de maio, respectivamente.
Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, a SEC e sua equipe não demonstraram interesse nos ETF de Ethereum e em seu potencial. Além disso, não há uma pressão geral para aprovação desses fundos, como houve com os ETFs de Bitcoin (BTC).
“Parece mais provável que a aprovação seja adiada até o final de 2024, ou mais”, disse Todd Rosenbluth, chefe de análise de ETFs da empresa de dados VettaFi. “O quadro regulatório ainda parece nebuloso.”
Mais uma novela?
A SEC está adotando com os ETFS de Ethereum uma postura semelhante a que teve com os ETFs de Bitcoin, rejeitando todos os pedidos em um primeiro momento. Durante mais de uma década, nenhuma gestora teve sucesso em aprovar um ETF de Bitcoin, por mais que se adequassem aos pedidos da SEC.
Essa situação mudou apenas no final de 2023, quando a Grayscale venceu um processo contra a SEC pela conversão do seu então fundo GBTC em um ETF. Na decisão, o juiz forçou a SEC a fornecer argumentos realmente fortes para rejeitar os fundos. Caso contrário, deveria aprová-los.
A negação será um revés para o mercado de Ethereum, já que os participantes acreditam que os ETFs à vista abrem o caminho para a crescente adoção da criptomoeda. Além disso, ETFs à vista de outras criptomoedas, como XRP e SOL, também aguardam na fila, e a aprovação do ETF de Ethereum pode liberar o caminho para esses fundos.
Source: CriptoFacil