O Banco Central da Rússia revelou nesta semana que 17 bancos estão prontos para ingressar no programa piloto do rublo digital.
Essas instituições financeiras já firmaram acordo com o banco central russo e estão atualmente implementando os sistemas necessários para participar do próximo estágio do piloto expandido.
Atualmente, 13 bancos já participam do programa piloto do rublo digital, juntamente com cerca de 600 cidadãos e 30 empresas de comércio e serviços. Esses participantes estão ativamente envolvidos em testes operacionais com rublos digitais reais.
Entre os 13 bancos participantes estão Alfa Bank, Dom.Rf Bank, Ingosstrakh Bank, VTB Bank, GPB Bank, Qiwi Bank, Ak Bars Bank, MTS Bank, Promsvyazbank, Sovcombank, Sinara Bank, Rosbank e TKB Bank.
Os 17 bancos que se juntarão a eles no piloto expandido do rublo digital são AB Bank Russia, Bank Orenburg, Russian Standard Bank, SME Bank, Rosselkhozbank (Banco Agrícola Russo), Tinkoff Bank, Expobank, Novikombank, Bank RRB, Kuban Credit Bank, Tochka Bank, Primtercombank, Rosdorbank, Sberbank, CB Center-Invest, RNKB Bank e Dengi.Mail.Ru.
CBDC da Rússia
O site do Banco Central da Rússia detalha as várias etapas do projeto do rublo digital, que é bem diferente do Drex, a CBDC do Brasil. Iniciando com a criação de uma plataforma protótipo em dezembro de 2021, o banco central testou e refinou o protótipo ao longo de 2022.
Com base nos resultados desses testes, foi desenvolvido um cronograma de implementação. Em agosto de 2023, começou a fase de testes “com rublos digitais reais envolvendo um círculo restrito de clientes de 13 bancos,” descreveu o Banco Central da Rússia.
O rublo digital representa uma forma digital da moeda nacional russa que o Banco Central da Rússia planeja emitir em adição às formas de dinheiro já existentes.
Conforme a explicação do banco central russo, o rublo terá três formas: dinheiro, não monetário e digital, todas equivalentes entre si. Um rublo em dinheiro é igual a um rublo não monetário, assim como um rublo digital.
Source: CriptoFacil