Tecnologia e sustentabilidade resultam em empresas mais econômicas<

A sustentabilidade tem sido o foco de muitas empresas de tecnologia no país. Estudo realizado pela Logicalis revela que as ações sustentáveis são a prioridade para os líderes desse setor, já que 96% deles afirmaram estar envolvidos com o ESG na definição de metas. A sigla vem do inglês Environmental, Social and Governance, que pode ser traduzido para Ambiental, Social e Governança.

Publicidade

A união entre tecnologia e sustentabilidade pode render bons frutos para as empresas. Segundo a pesquisa Tech Compass 2023, realizada pela Bosh, 82% dos brasileiros entrevistados acreditam que quanto mais uma empresa se compromete com a ações sustentáveis, mais sucesso econômico ela terá no futuro. 

No setor da tecnologia, a sustentabilidade pode ser trabalhadas de diferentes formas, seja por meio de ações orquestradas pela própria empresas ou iniciativas de colaboradores capacitados na área. 

Os profissionais com curso Power Bi, por exemplo, podem analisar e visualizar dados de maneira mais eficiente, identificando áreas de melhoria e oportunidades para implementar práticas mais sustentáveis, alinhadas aos objetivos econômicos e ambientais da organização.

Tecnologia sustentável no dia a dia das empresas

Nos últimos anos, o interesse do das empresas do setor tecnológico pelo tema da sustentabilidade fez com que uma nova nomenclatura surgisse: a tecnologia sustentável. O conceito consiste no uso de soluções e práticas inovadoras que têm como principal objetivo reduzir o impacto ambiental nas operações de TI, promovendo um consumo consciente de energia e recursos naturais, como define a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil).

Publicidade

De acordo com a pasta, a tecnologia sustentável exerce um papel importante para o desenvolvimento econômico e, principalmente, para a preservação da natureza. 

Um exemplo é quando as empresas investem em equipamentos de TI que tenham baixo custo energético, utilizando computadores, servidores e softwares modernos e alinhados com o ESG. A migração de servidores físicos para a nuvem também é uma das medidas que podem ser adotadas para minimizar os impactos ao meio ambiente. 

Mas as ações de tecnologia sustentável não se restringem às organizações. Quem deseja atuar na área pode investir em capacitação. A realização de um curso de analista de dados pode ser o ponto de partida. Com habilidades em análise de dados, os profissionais podem identificar padrões e áreas de melhoria, ajudando empresas a adotarem estratégias mais ecológicas. A combinação de conhecimento técnico com uma mentalidade voltada para a sustentabilidade pode impulsionar inovações que respeitam e preservam o planeta.

Vantagens e desafios

De acordo com informações da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ao adotar medidas que se preocupam com o meio ambiente, as empresas podem ter ganhos de produtividade e redução de custos nas operações. 

A instituição defende que a relevância da tecnologia sustentável vai muito além dos benefícios econômicos. Ela também desempenha um papel importante na conscientização e engajamento da sociedade em relação às questões ambientais. 

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empresas que adotam medidas sustentáveis também adquirem uma reputação positiva, conquistam a conformidade regulatória e ainda atraem talentos que procuram por organizações responsáveis. 

Apesar disso, o vínculo entre tecnologia e sustentabilidade ainda não é uma realidade para todas as empresas do país. Segundo o estudo The Global Sustainability Barometer, realizado pela Ecosystm e divulgado pela Kyndryl em parceria com a Microsoft, apenas 33% das organizações brasileiras utilizam inovações tecnológicas para alcançar suas metas de sustentabilidade. 

Ainda de acordo com a UFSM, para que a tecnologia sustentável alcance todo o seu potencial, é necessário haver uma colaboração entre governos, empresas e a sociedade civil. A instituição informa que políticas públicas que incentivem a adoção de tecnologias limpas e investimentos em pesquisa e desenvolvimento de inovações sustentáveis são fundamentais para acelerar a transição para um futuro eco-friendly nas empresas de TI.

Share.