A Robinhood, corretora que inclui criptomoedas em seu portfólio, informou nesta segunda-feira (06) que recebeu um Aviso de Wells da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), sinalizando que o órgão regulador pode tomar medidas de execução contra a empresa.
Em uma publicação em seu blog, a Robinhood comunicou que o aviso foi direcionado à sua unidade com foco em criptomoedas, a Robinhood Crypto (RHC).
Na nota, a Robinhood criticou a SEC e se disse desapontada com a situação, afirmando que sempre tentou colaborar com a agência de regulação para trazer mais clareza regulatória para o setor de ativos digitais.
“Depois de anos de tentativas de boa-fé de trabalhar com a SEC para obter clareza regulatória, incluindo nossa conhecida tentativa de ‘entrar e registrar-se’, estamos desapontados com o fato de a agência ter decidido emitir um Aviso de Wells relacionado ao nosso negócio de criptomoedas nos EUA”, disse Dan Gallagher, Diretor Jurídico, de Conformidade e Assuntos Corporativos da Robinhood Markets, Inc.
SEC parte para cima da Robinhood Crypto
Conforme destacou Gallagher, a Robinhood acredita que os ativos listados em sua plataforma não são títulos. Nesse sentido, a corretora espera interagir com a SEC para deixar claro “o quão fraco é qualquer caso contra Robinhood Crypto”.
A Robinhood também destacou que sua unidade de criptomoedas tomou decisões difíceis de não listar certos tokens ou fornecer produtos, como empréstimos e staking, que a SEC alegou anteriormente serem títulos em ações públicas contra outras plataformas. Além disso, Robinhood atendeu aos apelos da SEC e tentou registrar uma corretora para fins especiais na agência.
Por fim, a empresa disse que, para os seus clientes, este desenvolvimento não afetará a sua conta ou os serviços que presta.
“A Robinhood Crypto veio para ficar e continuaremos inovando, enviando produtos e lutando por clareza regulatória para o bem da indústria e de nossos clientes”, concluiu.
Este é apenas mais um caso em que a SEC “ataca” o setor de criptomoedas nos EUA. Conforme noticiou o CriptoFácil, em abril deste ano o regulador também emitiu um aviso de Wells para a exchange descentralizada Uniswap.
“Já faz algum tempo que está claro que, em vez de trabalhar para criar regras claras e informadas, a SEC decidiu se concentrar em atacar bons atores de longa data, como Uniswap e Coinbase”, disse o fundador da Uniswap, Hayden Adams, na época.
A SEC também já abriu processos contra Binance, Coinbase e outros players de destaque do setor de cripto.
Source: CriptoFacil