O token de restaking líquido de Renzo (LRT) ezETH enfrentou uma queda dramática nesta semana, perdendo mais de 7% de sua paridade com o Ether (ETH) em questão de horas, com cerca de 50% de desvalorização em algumas aplicações descentralizadas.

Publicidade

Essa queda foi ainda mais intensificada pela liquidação dos usuários com posições em farming alavancadas que utilizavam ezETH como garantia para empréstimos de alto risco. Este fato colocou a volatilidade do mercado de restaking líquido em destaque, de acordo com a última edição de “Insights On-chain” da IntoTheBlock.

Em 24 de abril, ezETH registrou um volume de negociação recorde de US$ 1,5 bilhão, à medida que os traders reagiram às liquidações e ao pânico e incerteza resultantes. Embora alguns na comunidade cripto vejam cenários de desvalorização com apreensão, Renzo confirmou que ezETH continua totalmente lastreado por ETH.

Publicidade

Outro fator que contribuiu para as incertezas no projeto foi a divulgação pela equipe do projeto de um controverso sistema de distribuição de tokens que gerou críticas e confusão nas redes sociais, contribuindo para a pressão de venda no ezETH e seu subsequente desconto em relação aos holdings de ETH.

  • Leia também: Concorrente do PayPal anuncia suporte para stablecoin USDC

Depeg do ezETH

Publicidade

Além disso, a IntoTheBlock destaca que a equipe da Renzo anunciou planos para três auditorias e está preparando o protocolo para resgates de ezETH pelo ETH subjacente até maio. Eles também aumentaram o fornecimento inicial de airdrop de 5% para 7% na tentativa de estabilizar o sentimento da comunidade.

Embora o mercado de restaking tenha sido abalado, espera-se que o protocolo se recupere dessa interrupção significativa. Atualmente, quase 4% de todo o ETH e 40% do fornecimento de LRT estão sendo usados para restaking na EigenLayer.

Os usuários têm a opção de depositar diretamente ou através de um LRT, que gerencia os ativos em seu nome. O cenário de LRT é competitivo, com mais de US$ 10 bilhões, ou dois terços dos depósitos da EigenLayer, sendo feitos por meio desses tokens.

A EtherFi manteve a liderança em depósitos, enquanto a Renzo rapidamente subiu para o segundo lugar ao expandir sua presença no setor de finanças descentralizadas, especialmente em blockchains de camada 2.

  • Leia também: Memecoin multi-chain atrai atenção com anúncio da Wormhole

Source: CriptoFacil

Share.