O inverno cripto de 2022-2023 trouxe uma nova apreciação pelos ativos do mundo real (RWAs) nas finanças descentralizadas (DeFi).

Continua após a publicidade..

Enquanto plataformas DeFi especulativas com altos rendimentos desabavam, investidores e tesourarias de protocolos buscavam a estabilidade oferecida pela exposição a classes de ativos tradicionais como títulos do Tesouro dos EUA e crédito privado. De repente, RWA se tornou interessante e empolgante!

Mas com o retorno do mercado touro cripto, como os protocolos RWA permanecerão atraentes à medida que os rendimentos nativos da DeFi aumentam para níveis de dois dígitos? O que acontece se as taxas de juros do mundo real declinarem e os fundos saírem dos títulos do Tesouro dos EUA tokenizados?

Com base em anos de experiência nos mercados de RWA com a Centrifuge, acredito que o papel dos RWAs evoluirá além de ser apenas um porto seguro para quem busca rendimento. Projetos RWA que abraçarem essa evolução se definirão neste próximo ciclo de touros como a infraestrutura financeira descentralizada do futuro.

O que é diferente para RWA desta vez

A maturação do espaço RWA representa o que vejo como a transição da DeFi de um “velho oeste financeiro” para um mercado de capital on-chain aberto, transparente e permissivo capaz de impulsionar a economia real.

Enquanto os riscos eram predominantes no último bull market (e estão novamente reaparecendo), o período de baixa deu tempo aos players sofisticados para entender conceitos fundamentais da TradFi como proteção ao investidor, construção de portfólio equilibrado e gerenciamento de risco.

Esses players sofisticados incluem protocolos DeFi que também são emissores de stablecoin. Mas emissores de stablecoin que buscam rendimento em garantias simplesmente não podem colocar fundos em protocolos de rendimento altamente arriscados. Afinal, ninguém gostaria de deter stablecoins lastreadas em investimentos arriscados.

Ativos do mundo real (RWAs) são ideais para stablecoins: geradores de rendimento, baixo risco e garantias não correlacionadas ao cripto. Isso se tornará cada vez mais importante, especialmente à medida que a emissão de stablecoins floresce durante as condições de mercado touro.

Continua após a publicidade..

Independência de mudanças regulatórias

As estruturas que os protocolos RWA estabelecidos colocaram durante o mercado de baixa fornecem a infraestrutura crítica para construir novos produtos rapidamente e com segurança dentro dos parâmetros regulatórios existentes.

A beleza dos RWAs é que eles não dependem de mudanças regulatórias. Ele usa as regras que já estão em vigor e foram testadas ao longo de muitos anos. Isso significa que eles também estão protegidos contra riscos regulatórios, o que é um recurso importante para avaliar o risco do portfólio como um todo.

Isso impulsionará um crescimento significativo na adoção de ativos do mundo real tokenizados.

O setor de cripto aprendeu mais do que algumas lições valiosas após ver o declínio dos retornos supostamente “estáveis” de fontes de rendimento sem respaldo real, como o Anchor Protocol na Terra. É hora de entender de onde vem o rendimento.

A evolução dos RWAs além dos Títulos do Tesouro

À medida que as condições macroeconômicas mudam, veremos novos produtos sendo trazidos para a blockchain. Já estamos vendo emissores de RWA explorarem dívida soberana não americana, títulos de grau de investimento, CMBS e outros mercados de dívida pública que podem oferecer rendimentos além dos Títulos do Tesouro com excelentes perfis de risco.

Continua após a publicidade..

Um dos principais impulsionadores que esperamos este ano é o aumento da demanda por rendimentos não denominados em USD. O lançamento de stablecoins não denominadas em USD proporcionará enormes oportunidades para projetos RWA que oferecem exposição a ativos reais em Euro, Iene e outras moedas não denominadas em USD. Além disso, haverá oportunidades significativas de arbitragem para investidores em carry trade.

Essa dinâmica reflete como os investidores institucionais tradicionais operam. Fundos hedge, por exemplo, rotacionarão para longe dos Títulos do Tesouro e em direção a instrumentos de dívida pública classificados como AA/AAA e dívida soberana não americana quando as taxas do Fed caírem. Essas estratégias podem ser replicadas de forma ainda mais eficiente na blockchain através de protocolos RWAs.

Protocolos de RWA que priorizam a estrutura (horizontal) e a conformidade terão sucesso. Mas o sucesso a longo prazo dos projetos RWA em DeFi dependerá de sua capacidade de construir uma infraestrutura robusta protegida contra riscos regulatórios.

Infraestrutura Horizontal

Na minha experiência, a abordagem mais eficaz é construir uma infraestrutura horizontal que permite que entidades, como fundos e emissores de dívida, construam ofertas conformes em uma plataforma de código aberto.

Criamos a infraestrutura, mas não atuamos como administradores de fundos ou emissores. Essa abordagem cria uma separação clara entre o protocolo e as entidades que emitem títulos, evitando conflitos de interesse inerentes e garantindo que o sucesso ou o fracasso de qualquer oferta individual não afete o protocolo subjacente (e todos os outros que o utilizam).

Investidores experientes com entendimento de risco exigem a segregação comumente exigida nos mercados TradFi.

Protocolos de tokenização onchain podem suportar mais do que apenas ofertas de dívida ou empréstimo. Vi em primeira mão como um fundo tokenizado pode ser lançado como um veículo de investimento devidamente registrado e regulamentado.

Ao fazer as coisas da maneira certa, tal fundo demonstra seu compromisso com a conformidade e proteção ao investidor.

Due diligence

Assim, ao analisar projetos RWA, faça sua própria due diligence — leia a documentação com assistência de aconselhamento jurídico. Além disso, entenda os riscos de contágio que você está assumindo se estiver olhando para um projeto com uma infraestrutura vertical, onde o emissor de ativos e a plataforma que você está usando estão sob o mesmo guarda-chuva.

Projetos que priorizam estrutura, conformidade e descentralização estarão melhor posicionados para atrair capital institucional e impulsionar o crescimento de longo prazo do setor. Ao focar nesses princípios-chave e aproveitar os modelos de infraestrutura horizontal, o ecossistema RWA se desenvolverá em um pilar robusto, confiável e sustentável da paisagem DeFi — independentemente do estado dos mercados.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Source: CriptoFacil

Share.

Eu sou a Joseana, criadora do GANHANDO GRANA. Sou apaixonado por ajudar as pessoas a alcançar o sucesso financeiro, e acredito que o conhecimento é o poder. O GANHANDO GRANA é um site dedicado a fornecer informações valiosas sobre vagas de emprego, finanças pessoais e mercado financeiro. Nosso conteúdo abrange uma ampla gama de tópicos. Além disso, oferecemos uma seção de renda extra/renda online, com informações sobre como ganhar dinheiro adicional ou começar seu próprio negócio online. Acredito que todos têm o potencial de alcançar o sucesso financeiro, e estou aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Acesse o GANHANDO GRANA hoje mesmo e comece a trilhar seu caminho para o sucesso!