A B3, a bolsa de valores do Brasil, anunciou a ampliação de seus serviços de tecnologia ao lançar uma solução de ativos tokenizados para plataformas de crowdfunding.

Continua após a publicidade..

De acordo com o anúncio, esse lançamento reforça o compromisso da companhia com o crescimento de startups e pequenas e médias empresas, que desempenham papel fundamental no desenvolvimento da economia.

Além disso, intensifica a democratização do mercado de capitais, possibilitando que mais companhias acessem financiamento por meio de uma abordagem inovadora.

No início do mês, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a B3 a oferecer essa tecnologia. Desenvolvida em parceria com a B3 Digitas, especializada em produtos para ativos digitais, a solução é customizável e poderá atender qualquer plataforma de financiamento coletivo.

B3 possibilitará tokenização dos Contratos de Investimento Coletivo

Conforme destacou a B3 no anúncio, hoje, mais de 60 plataformas de crowdfunding reguladas pela CVM realizam captações primárias junto aos investidores.

Continua após a publicidade..

Dessa forma, a solução desenvolvida pela B3 possibilitará a tokenização dos Contratos de Investimento Coletivo (CICs) e dos ativos emitidos nas plataformas de crowdfunding durante as captações primárias.

Segundo a B3, os usuários poderão negociar esses tokens posteriormente por meio das plataformas que utilizam a tecnologia da B3. A liquidação financeira será via PIX e haverá um controle de titularidade e rastreabilidade das operações. Na prática, isso busca oferecer aos investidores a facilidade e segurança na compra e venda de suas participações.

Além disso, as plataformas poderão oferecer aos investidores um ambiente personalizado, prático e seguro para a negociação subsequente de ativos.

Continua após a publicidade..

Assim, as plataformas não precisarão criar sua própria tecnologia do zero, garantindo a realização das captações primárias e transações subsequentes em um único lugar.

“Estamos trazendo para o mercado uma solução white label [adaptável às necessidades de cada cliente] ágil e segura, que possibilita ao setor de crowdfunding oferecer um ambiente para que os investidores possam transacionar sua participação em startups e pequenas e médias empresas. O uso de plataformas de financiamento coletivo muitas vezes é o primeiro passo das empresas no mercado de capitais”, diz Jochen Mielke de Lima, CEO da B3 Digitas.

Para o desenvolvimento dessa solução, a B3 contou com o apoio de duas das maiores plataformas de investimentos em startups do país, Kria e EqSeed.

De acordo com Flavia Mouta, diretora de Emissores da B3, a solução tecnológica da B3 chega para atender a uma necessidade crescente das empresas por financiamento. Segundo ela, uma das maneiras dessas companhias financiarem seu crescimento tem sido as plataformas de equity crowdfunding.

A B3 ofertará a infraestrutura para tokenização e negociação de ativos e não atuará como contraparte central nem interferirá nas operações feitas. Essas atividades continuarão sob a gestão das plataformas de crowdfunding, assim como o relacionamento com startups, empresas e investidores.

Source: CriptoFacil

Share.

Eu sou a Joseana, criadora do GANHANDO GRANA. Sou apaixonado por ajudar as pessoas a alcançar o sucesso financeiro, e acredito que o conhecimento é o poder. O GANHANDO GRANA é um site dedicado a fornecer informações valiosas sobre vagas de emprego, finanças pessoais e mercado financeiro. Nosso conteúdo abrange uma ampla gama de tópicos. Além disso, oferecemos uma seção de renda extra/renda online, com informações sobre como ganhar dinheiro adicional ou começar seu próprio negócio online. Acredito que todos têm o potencial de alcançar o sucesso financeiro, e estou aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Acesse o GANHANDO GRANA hoje mesmo e comece a trilhar seu caminho para o sucesso!